PESQUISA DE CAMPO

Foi realizada uma pesquisa de campo com 100 alunos da UFRJ, de diferentes cursos, para saber de suas opiniões a respeito da Lei Seca e suas posturas frente à ela (na cidade do Rio de Janeiro). Dessa população investigada, 30 alunos eram mulheres e 70 homens, entre 18 e 26 anos, com carteira de habilitação e carro (ou seja, motoristas em atividade).
A primeira questão foi saber se eles eram a favor ou contra a lei seca. Os dados obtidos foram colocados em uma tabela e confeccionado um gráfico, conforme a  seguir:




Os resultados confirmam que , tanto homens quanto mulheres, em sua maioria, são a favor da lei seca, apesar de 30 pessoas das 100, não aprovarem (um número estatisticamente significante, pelo menos para essa amostra populacional).

A segunda questão da pesquisa foi saber qual a postura do entrevistado em relação à Lei Seca, quando ele sai para casas noturnas, bares e outros lugares de divertimento, onde há presença de bebidas alcoólicas. São quatro opções de resposta e uma tabela e um gráfico foram confeccionados a partir dos resultados obtidos:




Os resultados demonstram que a maior parte das pessoas que bebem, não dirigem após o consumo de bebida alcoólica, e outros não bebem ou não dirigem quando saem. Vale ressaltar que 14% da população dessa amostra bebe e dirige, o que representa um risco para suas vidas e da sociedade e um desrespeito à lei, e é um número expressivo para esse amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário